Agência 72 Horas

Soluções em Cabeamento Estruturado

Cabeamento Estruturado

Montar uma rede estruturada em empresas modernas tem sido a solução buscada para aumentar a performance e a vida útil das redes. O cabeamento estruturado colabora para a economia de tempo e dinheiro; mas, principalmente, para o gerenciamento da rede.

O padrão para instalação de redes locais é um trabalho complexo, que se baseia em normas para instalação de cabeamento, topologia da rede etc.

Como funciona o cabeamento estruturado?


A idéia de cabeamento estruturado de uma empresa centra-se na organização e padronização da disposição de uma rede de cabos e meios de transmissão, possibilitando a integração dos serviços de dados e voz, podendo ser redirecionados por caminhos diferentes.


Os cabos seguem para um ponto central (switches e demais equipamentos de rede) e os pontos serão ativados, de acordo com as necessidades da empresa. Dessa forma, o cabeamento estruturado disponibiliza os pontos de rede em todos os locais, onde serão necessários, e prevê as utilizações futuras; evitando alterações na estrutura a cada acréscimo de equipamento (ponto).

Rede com Cabeamento Estruturado CAT5E

As redes configuradas com Cabeamento Estruturado CAT5E são as mais comuns, mas com qualidade superior ao cabeamento estruturado CAT5, sendo especificada até 1000Mhz.

O Cabeamento Estruturado CAT5E oferece uma taxa de atenuação de sinal mais baixa, o que favorece em cabos mais longos, perto dos 100m limite, garantindo que a taxa de erros de bit (BER) fique abaixo de 10-10.

O Cabeamento Estruturado CAT5E está disponíveis tanto com o uso de cabo CAT5E blindado, quanto com o uso cabo CAT5E sem blindagem, sendo este o mais comum. Ambos são homologados pela ANATEL.

O cabo CAT5E é projetado para atender padrões internacionais, como a norma EIA/TIA 568 B.2 (Category 5e), sendo construído com o padrão elevado de qualidade e certificação UL (Underwriters Laboratories), conforme características de flamabilidade para instalações internas horizontais.

Rede com Cabeamento Estruturado CAT6 

As redes Gigabit Ethernet configuradas com Cabeamento Estruturado CAT6 são mais elaboradas, com qualidade superior a CAT5 e CAT5e, sendo especificada até 250Mhz e velocidades de 1Gbps até 10Gbps, provendo maior capacidade de transporte de informação para usuários finais. 

Redes com Cabeamento Estruturado CAT6 são mais estáveis em relação aos sistemas baseados na Categoria 5e. Isto significa redução nas retransmissões de pacotes, proporcionando uma maior confiabilidade e estabilidade para a rede.



Cabeamento Estruturado CAT6 oferece uma taxa de atenuação de sinal mais baixa, o que também favorece em cabos mais longos, perto dos 100m limite, garantindo que a taxa de erros de bit (BER) fique abaixo de 10-10.


O Cabeamento Estruturado CAT6 está disponível tanto com o uso de cabo CAT6 blindado, quanto com o uso cabo CAT6 sem blindagem, sendo este o mais comum. Ambos são homologados pela ANATEL.


O cabo CAT6 é projetado para atender padrões internacionais, como a norma ANSI/TIA/EIA-568-B.2 (Category 6), sendo construído com o padrão elevado de qualidade e certificação UL (Underwriters Laboratories), conforme características de flamabilidade para instalações internas horizontais.